Nesta segunda-feira (2), a Polícia Militar da Bahia realizou a quarta edição da Operação Força Total com a ampliação da capacidade operacional de todas as unidades da corporação em todo o Estado. Especificamente na Região Metropolitana de Salvador as diversas ações desenvolvidas pelas unidades que compõem o CPRMS, mais uma vez, alcançaram resultados positivos, tendo destaque para a apreensão de três armas de fogo e a prisão de criminosos em flagrante em duas das ocorrências.

A primeira ação ficou por conta da 5ª CIPM, quando policiais militares da unidade receberam a informação sobre a presença de um grupo criminoso ostentando armas de fogo no Jagatá em Vera Cruz por volta das 9 horas. A localidade impeliu os policiais a realizarem a progressão a pé por uma região de mata por conta da dificuldade de acesso de veículos, sendo que em determinado ponto os policiais se depararam com o grupo armado, que passou a efetuar disparos contra os policiais, que revidaram de forma proporcional e forçaram a fuga do bando.
Cessado o confronto e realizada a varredura no perímetro, foi encontrado um dos resistentes alvejado caído ao solo, mas com sinais vitais. Os policiais militares deram prioridade à prestação de socorro ao ferido e o removeram para o Hospital Geral de Itaparica, contudo após ser admitido na emergência o homem foi declarado morto pela médica plantonista.
Com o criminoso foi apreendida uma pistola calibre .40 com seis munições intactas, que foram apresentadas na 24ª Delegacia Territorial durante o registro da oposição à intervenção policial.
O 12º BPM realizou a prisão em flagrante do autor de um roubo ocorrido na rua Marte, bairro Gravatá, em Camaçari. A central de operações da unidade emitiu um alerta geral informando o roubo do celular de uma mulher na referida localidade, sendo que com a chegada dos policiais, populares infromaram que o ladrão havia invadido uma residência na rua Alvorada, nas proximidades do local do fato, e que a população estava cercando o imóvel.
A guarnição foi até o local informado e, com a autorização do proprietário da casa, realizaram a varredura do imóvel e encontraram o criminoso em um dos cômodos escondido atrás de uma cama. No local ainda foi localizada uma arma de fogo, revólver calibre 32 com 5 munições, e o telefone roubado da vítima.
Por fim, o criminoso foi preso em flagrante pelos policiais militares e conduzido para a 18ª Delegacia Territorial onde também compareceu a vítima do crime.
Já no final da tarde, uma equipe da 81ª CIPM estava nas proximidades de um posto de combustíveis na Estrada do Coco quando foram solicitados por populares que relataram o roubo de um automóvel ocorrido havia poucos minutos nas proximidades do ginásio municipal e que estaria seguindo rumo à Av. Santo Dumond.
A guarnição policial conseguiu visualizar o veículo e o interceptou nas proximidades do Parque Shopping realizanda a prisão em flagrante dos três ocupantes de 19, 22 e 25 anos, recuperando os pertences subtraídos da vítima e apreendo um revólver calibre 38 com 3 munições em poder dos criminosos.
A quadrilha foi presa em flagrante pelos policiais militares e apresentada na 23ª Delegacia Territorial onde também esteve a vítima do delito que reconheceu os autores do roubo.
PMBA uma Força a serviço do cidadão!