Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (28), a Polícia Militar da Bahia incrementou o policiamento ostensivo em todo o território baiano com a Operação Força Total. Na Região Metropolitana de Salvador, as unidades implementaram ações com abordagens em pontos estratégicos e também itinerantes, culminando na apreensão de armas, drogas e cumprimento de mandados de prisão.
A primeira ocorrência foi registrada pouco depois da 6h, quando a equipe de inteligência da 32ª CIPM, em parceria com os policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da unidade, deram cumprimento ao mandado de prisão em desfavor de um dos alvos no município de Pojuca.
O homem não ofereceu resistência e se entregou para a condução à Delegacia Territorial do município, onde ainda foram apresentados um celular e uma porção de maconha apreendidos no imóvel.
Metralhadora e drogas apreendidas na Concórdia pela 36ª CIPM
A 36ª CIPM, por volta das 7h30, quando em ação conduzida pela Seção de Operações de Inteligência da OPM, identificou um grupo de traficantes do bairro da Concórdia em Dias d'Ávila, sendo que ao se aproximarem do alvo, os criminosos evadiram, mas deixaram para trás farto material relacionado ao tráfico, entre eles uma metralhadora de fabricação artesanal. Todo o material apreendido fora assim relacionado:
- 01 metralhadora de fabricação artesanal;
- 02 balanças eletrônicas;
- 05 embalagens grandes com maconha;
- 105 embalagens pequenas com maconha;
- 122 pinos de cocaína;
- Vários pinos para fracionamento da droga;
- Adesivos com apologia a grupo criminoso;
- 01 blusão camuflado.
O material apreendido foi apresentado na 25ª Delegacia Territorial onde foi realizado o registro do fato.
5 armas e drogas apreendidas na Baixa Fria após confronto com criminosos
Perto das 10h, equipes da 81ª CIPM realizaram uma incursão na Baixa Fria, em Itinga, quando se depararam com um grupo armado que abriu fogo contra os policiais militares. Os policiais buscaram abrigo e revidaram de maneira proporcional, progredindo pela rota de fuga do bando por uma área de mata. Na progressão, nova troca intensa de tiros se deu, resultando na neutralização de 3 integrantes do bando, sendo prestado socorro imediato para o hospital Menandro de Farias, contudo sendo constatado os óbitos dos três resistentes pelo médico plantonista.
Na verificação realizada no perímetro onde ocorrera o confronto fora apreendido o seguinte material:
- 01 espingarda de fabricação artesanal cal. 12;
- 02 revólveres cal. 38 com numeração suprimida;
- 02 revólveres cal. 22;
- 07 estojos de calibre 38 deflagrados;
- 03 estojos de calibre 22 deflagrados;
- 06 munições de calibre 38 intactas;
- 02 munições de calibre 22 intactas;
- 196 pinos de cocaína;
- 71 embalagens com maconha;
- 01 porção de maconha a granel;
- 11 aparelhos celulares;
- 01 balança eletrônica;
- 2.000 pinos vazios para fracionamento de cocaína;
- 01 aliança;
- 02 relógios;
- 01 fone de ouvido;
- 01 faca;
- Grande quantidade de sacos para fracionamento de maconha;
- 02 placas pertencentes a um veículo com restrição de roubo;
- 02 documentos de identificação;
- 01 livro de anotações de dívidas de tráfico.
A apresentação do material apreendido e o registro da oposição à intervenção policial foram realizadas na 27ª Delegacia Territorial.
Pistola e drogas apreendidas após confronto na área da 5ª CIPM
Por volta das 7h30 as equipes da 5ª CIPM realizavam a intensificação em Vera Cruz quando se depararam com criminosos armados em Barra do Gil. Houve disparos de arma de fogo contra a guarnição, que buscou abrigo e revidou à agressão. Ao final do confronto, realizada a varredura no perímetro, fora encontrado um dos integrantes do bando caído ao solo com uma pistola ao lado, sendo-lhe prestado socorro imediato para o Hospital Geral de Itaparica, contudo evoluindo a óbito.
Todo o material apreendido nesta ocorrência foi assim relacionado:
- 01 pistola cal. .40 com 7 munições;
- 01 balança eletrônica;
- 143 gramas de maconha;
- 84 gramas de crack.
O registro da oposição à intervenção policial foi realizado na 24ª Delegacia Territorial onde foi também apresentado o material apreendido.
Prisão em flagrante e apreensão de arma de fogo e entorpecentes em Mussurunga após abordagem da RONDESP/RMS
Uma equipe da RONDESP/RMS realizava o patrulhamento voltado à intensificação do policiamento na região adjacente ao bairro de São Cristóvão quando suspeitou da atitude do condutor de uma motocicleta, que empreendeu fuga com a aproximação da viatura. Os policiais mantiveram o acompanhamento ao motociclista até o bairro de Mussurunga, onde não foi possível mais acompanhá-lo em razão da impossibilidade de progredir em locais onde somente a motocicleta conseguia passar.
Entretanto, no ponto onde a equipe policial parou e desembarcou tentando alcançar o suspeito, uma outra situação despertou a suspeita dos policiais. Uma mulher, na porta de um imóvel em visível estado de nervos alterados, motivou a abordagem policial. Os policiais solicitaram-lhe permissão para realizar uma vistoria no interior da residência, sendo por ela permitido. Na casa foram encontrados os materiais assim descritos pelos militares:
- 01 pistola calibre 380;
- 01 tablete de crack;
- 01 porção de maconha;
- 16 pinos de cocaína;
- 01 relógio dourado;
- 01 corrente dourada;
- 01 binóculos;
- 01 balança eletrônica;
- 02 aparelhos celulares;
- 01 papel com anotações do tráfico de entorpecentes.
Interpelada pelos policiais militares sobre a procedência daquele material, a mulher afirmou pertencer ao irmão, contudo não soube informar o paradeiro dele. Diante da situação, os policiais militares deram-lhe voz de prisão e a conduziram para a central de flagrantes da Polícia Civil onde foi realizado o registro do fato.
59ª CIPM cumpre mandado de prisão após abordagem na areia da praia de Arembepe
No início da tarde, a equipe da Seção de Operações de Inteligência da 59ª CIPM identificou dois homens, com extenso histórico criminal, na areia da praia de Arembepe. Feita a abordagem e a condução da dupla para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), contra um dos abordados havia um mandado de prisão em aberto, sendo dado cumprimento imediato.
No que pese haver uma série de informações sobre o envolvimento da dupla como líderes de organização criminosa no bairro da Engomadeira, inclusive com vários indícios da prática hedionda de crimes bárbaros contra a vida naquela localidade, não foi possível efetivar a prisão do líder da organização criminosa por falta de um mandado de prisão vigente.
RONDESP/RMS prende traficante próximo a CEASA após denúncia de transeunte
Fruto da intensificação da Operação Força Total II, uma equipe da RONDESP/RMS realizava o patrulhamento ao longo da BA 526 - rodovia CIA-Aeroporto - quando foi solicitada por um transeunte nas proximidades do CEASA que passou a relatar a presença de pessoas movimentando o tráfico de entorpecentes nas proximidades de um dos galpões do Centro de Abastecimento.
Os policiais militares foram averiguar a denúncia e visualizaram o grupo com as características descritas pelo denunciante, contudo ao perceber a aproximação da viatura o grupo se dispersou, sendo possível alcançar apenas um dos integrantes. Com ele foi apreendido o material assim relacionado:

- 27 pedras de crack;
- 107 pinos de cocaína;
- 9 saquinhos com cocaína;
- R$ 165,00 em espécie;
Preso em flagrante pelos policiais militares, o homem foi apresentado na central de flagrantes da Polícia Civil onde também fora apresentado o material apreendido.
10ª CIPM prende traficante em Madre de Deus após denúncia
Policiais militares da 10ª CIPM, intensificando as ações do policiamento em Madre de Deus, receberam uma denúncia anônima sobre a prática do tráfico de entorpecentes em um imóvel na rua da Harmonia. No local, os policiais suspeitaram da movimentação dentro do imóvel com barulho de coisas quebrando e solicitaram a permissão de uma moradora que se encontrava no 1º andar para vistoriar a casa, recebendo a permissão dela.
Em um dos cômodos, os policiais encontraram um homem deitado sobre uma sacola com materiais ilícitos do tráfico de drogas:
- 90 pedras de crack;
- 40 embalagens com haxixe;
- 02 balanças eletrônicas;
- 02 aparelhos celulares;
- Embalagens para fracionar as substâncias.
Preso em flagrante pelos policiais militares, o homem foi apresentado na 17ª Delegacia Territorial onde foi realizado o registro do fato.
Prisão em flagrante por tráfico de drogas na Concórdia
No final da tarde, policiais militares da 36ª CIPM realizavam o patrulhamento do bairro da Concórdia quando suspeitaram de um homem que tentou se desfazer de uma sacola ao avistar a viatura policial. Recuperado o volume e realizada a abordagem no suspeito, foram apreendidos os seguintes materiais ilícitos:
- 40 embalagens com maconha;
- 25 pinos de cocaína;
- 01 celular Samsung;
- R$ 140,00 em espécie.
Preso em flagrante pelos policiais militares o homem foi apresentado na 25ª Delegacia Territorial e depois conduzido para a 8ª DT onde o registro foi finalizado.
Revólver e drogas apreendidos após confronto em Candeias
A última ação da Operação Força Total II realizada na RMS ficou por conta da 10ª CIPM ao realizar uma incursão no bairro Santo Antônio em Candeias. Quando as equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) chegaram à rua do Recanto e se depararam com um grupo armado que iniciou disparos contra as guarnições ao perceber a presença dos policiais militares.
As equipes buscaram abrigo e progrediram no terreno de forma segura, promovendo o revide proporcional à agressão sofrida. Cessado o confronto e realizada a varredura no perímetro, foi constatada a presença de um dos integrantes do bando caído ao solo em poder de um revólver e uma sacola com alguns entorpecentes. Ainda apresentando sinais vitais, o resistente foi socorrido para o Hospital Ouro Negro, contudo teve o óbito confirmado pela equipe médica após admissão na emergência.
Todo o material apreendido foi assim discriminado pelas equipes do PETO:
- 01 revólver calibre 38;
- 05 munições deflagradas;
- 01 balança eletrônica;
- 22 sacos contendo maconha;
- 14 pinos de cocaína;
- R$ 40,00 em espécie;
- 04 celulares Samsung;
- 01 rádio transmissor;
O registro da oposição à intervenção policial foi realizado na Corregedoria Geral da PMBA onde todo o material apreendido fora apresentado.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!