Desde o primeiro momento em que se estabeleceu a Operação Lauro em Paz no final da tarde desta quarta-feira (13), foi determinado pelo comando da PMBA que as ações fossem estabelecidas com foco na prevenção e na resposta imediata aos crimes praticados contra os moradores e comerciantes de Lauro de Freitas. Desta forma, as ações das equipes da PMBA empregadas na operação já apresentaram resultados que podem ser relacionados ao combate direto do crime na região.
A primeira ação foi realizada pela própria 52ª CIPM, quando uma equipe da unidade foi acionada por um cidadão que passou a descrever a situação vivenciada por ele depois de ter o carro roubado por um homem com uma arma de fogo no bairro de Armação em Salvador. Relatou que o veículo foi levado com diversos pertences no interior, entre eles uma prancha de bodyboard, a qual ele reconheceu sendo anunciada em um aplicativo de vendas na internet.
Pedindo apoio à guarnição para ir até o local indicado pelos anunciantes no canal eletrônico de vendas, o homem levou os policiais militares a um endereço no bairro Vila Praiana, onde foram localizados dois homens realizando a negociação da prancha. Estes, por sua vez, alegaram terem comprado a prancha em outro portal de vendas na internet pelo valor de R$ 300,00 de um vendedor do bairro de Pirajá em Salvador.
Diante da situação, os policiais militares deram voz de prisão aos dois homens pelo crime de receptação e conduziram os envolvidos até a 23ª Delegacia Territorial onde foi realizado o registro do fato.
Por volta das 20h um alerta foi emitido pelo CICOM para uma motocicleta roubada nas proximidades do Shopping Litoral Norte na BA 099. Uma equipe da RONDESP/RMS, atuando na Operação Lauro em Paz, localizou o veículo abandonado no bairro de Areia Branca, sendo a motocicleta removida e apresentada na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Veículos em Salvador.
Durante as abordagens preventivas realizadas pelas diversas equipes empregadas nas primeiras horas da Operação Lauro em Paz, foram contabilizadas cerca de 400 pessoas abordados e quase 300 veículos averiguados. Deste total foram apreendidos 26 veículos por irregularidades diversas, sendo 24 motocicletas e 2 veículos 4 rodas, além de uma pessoa conduzida para a delegacia.
É importante ressaltar que em muitos crimes contra o patrimônio, os criminosos se utilizam de motocicletas para abordar as vítimas e fugir com amis agilidade em razão da mobilidade proporcionada pelo veículo. Atuar na apreensão de veículos irregulares é uma maneira indireta de combater a prática delituosa.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!